Quais os impactos do eSocial na contabilidade das empresas: o que muda?

Posted on

 

O eSocial, novo programa do Governo Federal que unifica o envio de informações de trabalhadores de todo o Brasil para diversos órgãos, já está sendo implementado nas empresas do país.

Mas quais são os impactos do eSocial na contabilidade das empresas?

Quais as mudanças do eSocial no dia a dia das empresas?

Além de garantir os direitos trabalhistas, o eSocial vai mitigar a ocorrência de fraudes e facilitar o processo de informações: toda a documentação que hoje é encaminhada ao Governo Federal, ao Ministério do Trabalho e Emprego, à Caixa Econômica, à Previdência Social, e à Receita Federal, passará a ser enviada em uma única plataforma.

Apesar da promessa de facilidades, qualquer processo de migração de sistemas demanda adaptação por parte das empresas, que devem se adequar às novas rotinas e processos. E o eSocial deve trazer muitas mudanças para o setor contábil.

Novas rotinas trarão agilidade

A implementação do eSocial ainda está nas primeiras etapas, mas as empresas devem ficar atentas, já que o envio inconsistente de informações pode acarretar multas.

Nesse primeiro momento, a migração gera muitas dúvidas, mas, a longo prazo, o eSocial vai deixar as rotinas mais ágeis.

O principal impacto do eSocial na contabilidade das empresas é a diminuição da burocracia. E da quantidade de documentos arquivados.

Obrigações acessórias como GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) serão unificadas, devendo ser enviadas eletronicamente ao SPED trabalhista – o eSocial.

Contabilidade e eSocial: alinhamento de informações será fundamental

Grande parte dos empregadores do Brasil contam com o suporte de escritórios de contabilidade para o processamento da folha de pagamento.

Como é um serviço terceirizado, nem sempre é fácil acompanhar os processos internos das empresas. Por isso, a troca de informações será essencial para a implementação do eSocial com sucesso.

O principal desafio é manter a fluidez das informações, para que esses dados cheguem aos escritórios de forma clara e evitem penalidades.

Nesse momento, empresas e escritórios devem ser ainda mais parceiros, utilizando sistemas eficientes para a troca de informações, além de manter total organização na documentação contábil e dos empregados.

3 pontos do eSocial que merecem a atenção da contabilidade

Alinhar processos e informações até o final da implementação eSocial (que deve acontecer em janeiro de 2019) é muito importante.

Para evitar desatenção e deixar algum detalhe passar desapercebido, listamos 3 pontos que merecem a atenção do setor ou escritório de contabilidade.

  1. Revisão de todos os cadastros

Como estão os cadastros de empregados na sua empresa? E as informações exigidas pelo eSocial? Revise todos esses dados e atualize o que for necessário.

  1. Mapeamento de todos os eventos trabalhistas da empresa

Como funcionam os processos trabalhistas da sua empresa? Eventos como férias, admissão e demissão, faltas, hora extra, passarão a fazer parte do eSocial, por isso é muito importe definir como cada processo acontece e deixar tudo documentado, evitando atrasos nos envios ou erros de informações.

  1. Fique atento às novidades e possíveis mudanças

Há algum tempo as empresas vêm se preparando para os impactos do eSocial na contabilidade. Muitos prazos já mudaram e ainda há bastante dúvida sobre o assunto.

Por isso, acompanhe de perto como está sendo a implementação e fique de olho em possíveis mudanças e novos prazos.

É nítido a importância do eSocial para as empresas. O eSocial pode se tornar mais complexo do que se imagina. Então fique atento e cumpra com o que determina a legislação, pois o eSocial vai fiscalizar.

Fonte: jornal contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top