As opções de hospedagem pelo Airbnb, plataforma que possibilita a comunicação entre viajantes e donos de imóveis, giram em torno de dois milhões e estão presentes em 190 países. De acordo com estudo da Boston University, cada aumento de 10% na atividade da empresa reflete em uma redução de 0,39% ao mês na receita dos hotéis. No Brasil, o serviço ultrapassou 95 mil anúncios e representa o quarto maior mercado da empresa no mundo. Diante desse cenário, como recuperar os clientes que estão migrando para o Airbnb? Claudio Cordeiro, diretor de Negócios da TOTVS, aponta cinco lições, observadas a partir do sucesso deste site de hospedagem, para os hotéis se inspirarem e aperfeiçoarem seus serviços:
1) Promover experiências de proximidade
Um dos focos de sucesso do Airbnb é o de oferecer ao hóspede a oportunidade de entrar no clima local. Alguns hotéis estão começando a se adaptar ao desejo de integração do hóspede e deixando de usar o padrão de classificação por estrelas, que obedece normas internacionais. Por exemplo: alterar o padrão de decoração dos quartos para que reflitam características culturais da cidade, assim como disponibilizar produtos como bebidas e itens de toalete produzidos localmente.
2) Diminuir a presença de intermediários nas decisões de hospedagem
3) Flexibilizar horários e serviços
4) Ampliar a política de descontos
Se os preços oferecidos pela hospedagem alternativa são difíceis de acompanhar pela hotelaria tradicional, que arca com maiores custos estruturais e operacionais, o setor pode implantar uma política de descontos progressivos, premiando com menores preços quem se hospeda por mais dias. Isso também incentiva o aumento de nível de ocupação.
5) Divulgar vantagens e diferenciais
Uma das desvantagens de serviços como o Airbnb é não se responsabilizar pelos processos de check in e check out, condições de uso e cancelamento de reservas. Os hotéis devem realizar campanhas que reforcem seus diferenciais em serviços de hospedagem, como segurança e garantia na contratação da hospedagem. Divulgar as vantagens e a oferta de serviços adicionais (café da manhã, piscina, spa etc.) proporciona elementos para que os clientes avaliem melhor as opções disponíveis.
Fonte: jornal contábil