Como escolher a contabilidade ideal para sua empresa?

Posted on

 

O objetivo da escolha perfeita de uma contabilidade vai muito além de obrigações fiscais. A contabilidade tem um papel fundamental na estratégia do empreendedor. Por isso é importante que você avalie alguns fatores, diante disso, vamos te ajudar. Você está preparado?

Como todo empreendedor precisa saber, contratar uma contabilidade é fundamental. As operações desse profissional é indispensável e regida pelo artigo 1.179 do código civil. Levando isso em consideração, a escolha deve partir de acordo com a formação/conhecimento técnico do contador, entretanto, o conhecimento do contador não pode ser o único ponto avaliado na escolha de uma contabilidade.

Critérios para escolher uma contabilidade:

Selecionamos alguns passos para ajudar você a escolher a melhor contabilidade para sua empresa:

1 – Escolhendo o escritório de contabilidade:

Iniciar suas buscas na internet é um passo valido, levando em consideração que estamos na era digital. Indicação de serviços são uma ótima forma de contratar um bom serviço. Uma opção também é solicitar uma breve relação de clientes para procurar referências.

Pelo uso de tecnologia:Hoje em dia podemos contar com o conforto da contabilidade digital, que pode ajudar você a se antecipar e se organizar estrategicamente.

Perfil profissional:
O perfil profissional do contador também pode ser uma questão decisória na hora de escolher uma contabilidade. Hoje em dia com automatização de tarefas braçais, o contador pode oferecer um serviço de contabilidade consultiva, orientando você de acordo com o sua estratégia/objetivos.

2 – Encontrei uma contabilidade e agora?

É aconselhável verificar se o escritório escolhido é filiado Sescon do seu estado. Também é bom olhar se ele está devidamente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade(CRC) para verificar se tanto a empresa, quanto os funcionários estão devidamente inscritos e regulares no exercícios das suas funções.

3 – Qual é o valor correto de honorários?

Os valores podem variar de acordo com o número de serviços. É recomendado que você faça um levantamento do orçamento com o escritório de contabilidade e então avaliar o custo benefício de cada um deles. Não existe um padrão de valor para o serviço de contabilidade. Conheça nossos planos e preços.

Mesmo que você tenha contratado um serviço de contabilidade, você precisa saber pelo menos minimamente sobre os tributos e encargos que incidem nas atividades e acompanhar o recolhimento de valores. Ele deve solicitar de forma periódica à empresa de contabilidade a certidão negativa dos principais órgãos(Receita Federal, Secretária da Fazenda e Prefeitura Municipal), que é uma das principais formas de identificar que a empresa não possuí pendências. É aconselhável solicitar com frequência um balancete.

5 – Com quem ficam os documentos?

A documentação que precisa ficar com a empresa:

  • Documento de constituição da empresa;
  • Contrato social/registro de participação fiscais da empresa(CNPJ ou Alvará de Funcionamento);
  • Notas fiscais de compras;
  • Despesas operacionais (água, luz, telefone, etc);
  • Talonários de vendas;
  • Guias de recolhimento de todos os tributos;
  • Extratos bancários;- Livro/ficha de registros de empregados;
  • Registro de ponto dos funcionários para verificação do ministério de trabalho;

A documentação que precisa ser guardada pela contabilidade:

  • Contrato de prestação de serviço entre a contabilidade e a empresa;
  • Cópia dos documentos de constituição da empresa;
  • Cópia do livro ou ficha de registro dos funcionários.

Fonte: jornal contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top