Aberturas e Encerramentos de Empresas

abertura de empresas

 

Para melhor atender aos nossos clientes, a Gescont se tornou um Escritório de Contabilidade especializado no atendimento a empresas Setor de Prestação de Serviços. Veja abaixo algumas das Atividades do Setor de Serviços que atendemos e solicite o seu orçamento:
  • Consultorias e Assessorias, Advogados, Arquitetos, Engenheiros, Empresas de TI, Corretores de Seguros, Corretores de Imóveis, Escolas de Ensino de Idiomas, Profissionais com Contratos PJ em outras Empresas, Psicólogos, Agências de Marketing, Representantes Comerciais, Chefs de Cozinha, Personal Trainer, Locação de Máquinas e Equipamentos, Serviços de Manutenção em Geral e qualquer outra atividade de prestação de serviços que não envolva operação com mercadorias.
 Empresas de prestação de serviços podem ter os mais diversos tipos jurídicos como seguem abaixo e isso não interfere na forma de tributação da empresa. Ou seja, você pode abrir uma empresa individual ou sociedade e pode optar pelo Lucro Presumido, Simples Nacional ou Lucro Real.
  • Abertura de empresário individual
  • Abertura de empresário individual limitada EIRELI
  • Abertura de sociedade empresária limitada
  • Alteração, transformação e encerramento de empresas de todos os tipos;
  • Regularização de empresas junto a todos os órgãos públicos;
  • Atendemos micro empresa, empresas de pequeno porte e médias empresas.

O que vai ser determinante na hora de escolher a forma de tributação, se vai ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, será a análise dos pontos abaixo:

  • Qual a atividade de serviços que irá desenvolver?
  • Terá empregados? Qual o valor médio da Folha de Pagamento?
  • Qual o valor que irá atribuir ao seu pró-labore para fins de recolhimento do INSS?

Com esses fatores acima será possível identificar se será melhor Lucro Presumido ou Simples Nacional.

Agora, dependendo do porte da empresa, também pode acontecer de ocorrer muitos desembolsos e pouca receita no início das atividades e isso certamente levará a arcar com prejuízos ao longo do exercício e nesse caso, se faz necessário uma análise mais apurada para ver se o Lucro Real pode ser uma boa alternativa. Para isso, além dos fatores acima, será preciso estimar também:

  • Valor médio de receita mensal ou trimestral?
  • Valor médio de custos e despesas de forma detalhada (será preciso avaliar quais despesas poderão oferecer crédito de PIS e COFINS)

Por fim, com esse conjunto de fatores, se a sua empresa operar com prejuízo, não pagará IRPJ e CSLL. E ainda, se as despesas forem excesivamente elevadas em relação à receita, poderá diminuir substancialmente o pagamento de PIS e COFINS.

Mas é importante ressaltar que tudo dependerá de uma análise baseada em projeções sobre a operação da empresa.

Abertura

Na abertura de uma empresa, são necessários estudos preliminares muito importantes, em relação ao local, ao ramo de atividade, tipo de sociedade, quadro societário, sistema de tributação, licenças de funcionamento, dentre outros.

Após esse estudo, que é peça fundamental, fica definido as bases de funcionamento da empresa que deverá fazer parte do contrato social ou documento de constituição para arquivamento nas juntas comerciais, cartórios de registros ou outros órgão competente.

A documentação básica exigida, dentre outras é : CPF, RG, Comprovante de Residência além do IPTU, contrato de locação ou prova de propriedade do imóvel sede da empresa. Também faz parte da constituição de uma empresa sua inscrição junto aos demais órgãos : Receita Federal, Municipio, Estado e INSS.

Encerramento

O encerramento de uma empresa, é hoje a maior prova de competência de um escritório contábil, devido sua complexidade. Para o encerramento de uma empresa torna-se necessário reunir toda documentação, juntamente com as obrigações entregues e impostos pagos. Após providenciada confecção do distrato social e todas as certidões negativas da empresa, inicia-se o processo de encerramento efetivamente, que consiste nas baixas devidamente comprovadas em todos os órgãos e repartições onde a empresa está inscrita, afim de não deixar nenhum problema futuro aos sócios dessa empresa.

Top