Nome da Empresa:
Procure criar um nome de fácil assimilação, que de algum modo identifique o seu negócio. Proteja a marca de sua empresa por meio do registro junto ao INPI.
Capital Social:
Verifique em sua declaração de rendimentos (declaração de bens) se há disponibilidade suficiente para formalizar a constituição de uma empresa. O capital social deverá ser declarado como um bem dos sócios. Também verifique o valor necessário para constituir a sociedade. Este é definido segundo normas legais, necessidade de compra de equipamentos e instalações e impacto em taxas baseadas no montante investido.
Controles:
Antes de iniciar a atividade da empresa, defina os métodos de controle que serão aplicados aos setores que serão implantados: contas a pagar e a receber, controle de freqüência, estoque, custos, faturamento, compras, formação de preços, impostos.
Aspectos Legais:
Informe-se adequadamente sobre todos os aspectos legais que envolvem seu projeto, incluindo: impostos, incidentes, normas regulamentadoras, divulgação, limitações de comercialização, licenças obrigatórias, controles obrigatórios, critérios de equilíbrio econômico, implicações na pessoa física, etc.
Planejamento:
Procure estabelecer metas e, a partir delas, delinear os meios para atingi-las. Memorize as idéias e soluções encontradas.
Empresa Contábil:
Ao escolher uma empresa contábil, procure conhecer sua estrutura, seu histórico e seus projetos. Considere sua solidez, seus programas de desenvolvimento profissional e as referências que esta pode fornecer.