Formando pessoas com visão sistêmica

Ter visão sistêmica é perceber que todos participam de um negócio

Um negócio bem-sucedido conta com pessoas felizes, motivadas e que tenham habilidades tanto para levar o negócio adiante quanto para gerir os sistemas que o mantém funcionando. A habilidade das pessoas, individualmente ou em equipe, é que define a performance e o sucesso do empreendimento.

Todos esses fatores são essenciais. Os sistemas dependem das pessoas para serem operados e eles capacitam as pessoas a trabalhar com eficácia. Até mesmo os melhores profissionais não conseguem produzir bons resultados se os sistemas não os apoiarem.

A empresa como uma teia

É preciso criar uma visão sistêmica do local de trabalho.

É importante pensar a empresa como uma teia, onde cada departamento está ligado a ela, que está conectada ao mercado. Quanto maior for o conhecimento de cada um dos componentes, maior será a chance de sucesso.

Promover visão sistêmica significa fazer com que todos se sintam integrantes de um negócio, de uma atividade maior. É dar estímulos para que os colaboradores sejam “donos” do negócio, tenham autonomia e possam exercer liderança nos seus postos de trabalho.

Formando pessoas com visão sistêmica

• Compreender os impactos da cultura e economia global.

• Gerenciar, integrando os aspectos psicossociais.

• Desenvolver equipes de trabalho.

• Valorizar a integração humana nas diversas áreas.

É necessário ampliar a visão para além das fronteiras da empresa. A ênfase técnica passa a ser equilibrada com os aspectos humanos e estratégicos. Comunidade, meio ambiente, ecologia, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável são novas exigências que se integram à estratégia empresarial, definindo posturas dos clientes frente ao negócio.

Click aqui para Voltar

Top