Equilíbrio Financeiro da Empresa

Como anda a saúde financeira da sua empresa?

As finanças representam a saúde da empresa, e quando elas não andam bem, o negócio acaba sentindo e sofrendo conseqüências. Infelizmente, poucas empresas operam com fluxo de caixa diário, uma importante ferramenta de gestão.

Fluxo de caixa é o controle do ‘contas a pagar’ e do ‘contas a receber’ de uma empresa. O administrador precisa ter uma visão geral do negócio, com o conhecimento de todos os pagamentos e recebimentos, das compras de materiais, gastos com funcionários, capital de giro, entre outros itens. É preciso administrar bem tudo o que está relacionado com a sua atividade.

Com o caixa sob controle, o empresário pode perceber seus pontos fortes, seus pontos fracos e as saídas de que dispõe para superar os obstáculos ou crescer mais.

Neste contexto, a presença de um contador é fundamental. Sem o seu auxílio, o empresário age como um piloto de avião que não tem o plano de vôo. Como ter segurança nas próximas ações?

O contador tem informações que facilitam a tomada de decisões dos empresários. Eles interpretam os números e os transformam em informações valiosas para o crescimento do negócio.

Um erro muito comum dos empresários, principalmente nas pequenas empresas, é não separar as contas pessoais e/ou familiares das contas da empresa: pagar dívidas pessoais com cheques da empresa, usar utensílios de casa no trabalho, pagar conta da empresa com dinheiro pessoal, e outras ações semelhantes. Essa postura poderá ser uma fonte de problemas para ambos os lados.

Em resumo: controle financeiro garante lucro e sucesso ao empreendimento. Os equipamentos podem ser de última geração, a equipe competente, mas a administração das finanças é o porto seguro para todos os empresários.

 Dicas importantes:

  • Controle as contas a pagar e receber da empresa diariamente.
  • Fique atento aos prazos e valores de tributos.
  • Preveja as possíveis “contas a pagar” e “contas a receber” dos próximos dois meses.
  • Não misture contas pessoais com as da empresa.
  • Nunca desvie o valor do capital de giro para outras coisas.
  • Sempre tenha uma reserva de dinheiro para despesas não-esperadas.
  • Controle de entrada e saída do estoque também é importante.
  • Crie promoções e incentivos para que os clientes paguem à vista.
  • Faça um planejamento para reduzir a carga tributária do seu negócio.

Click aqui para Voltar

Top